
O ano que passou foi, sem dúvida, um ano de surpresas para mim. Mas, além disso, um ano de novas experiências e oportunidades que - até então - existiam apenas nos meus sonhos. Foi também o ano em que aprendi a fazer coisas que não sabia, portanto achei que nunca seria boa, mas descobri que a prática e a dedicação nos permitem fazer tudo - tudo mesmo - o que quisermos.

Uma dessas coisas era costurar. Pode parecer besteira para alguns, mas eu adiei a disciplina de Costura e Modelagem na universidade o máximo que consegui, porque - como nunca costurei antes - tinha medo não conseguir fazer nada e ficar atrasada em relação aos meus colegas. Mas o primeiro semestre de 2016 chegou e eu não tinha mais como fugir dessa matéria que, no final das contas, não era o bicho de sete cabeças que eu imaginava. O resultado foi o vestido da imagem acima. Sei que está muito longe de ser perfeito, mas não há palavras no mundo boas o suficiente para descrever a sensação de quando uma ideia finalmente sai do papel para se transformar, com muita dedicação, naquilo que vestimos.

2016 também foi o ano em que deixei a vergonha de lado para criar o blog. A ideia inicial era falar apenas sobre moda, já que estudo nessa área. Mas acabou se tornando muito mais do que isso. Acabou ficando mais pessoal. Um cantinho nesse mundão para sobre a faculdade, lugares que conheci, ou simplesmente algo que me chamou a atenção. É, acima de tudo, um espaço para compartilhar e trocar experiências e sentimento. Porque do mesmo jeito que deixo um pouquinho de mim aqui, também carrego um pouco de todo mundo que se dedica a comentar e dividir comigo um pouco de si.
E no segundo semestre do ano, em setembro, arrumei as malas para realizar algo que até então só existia nos meus sonhos: fazer intercâmbio. Estudar moda em outro país. Foram, no total, 10 horas de vôo mais do que incríveis, porque ver o mundo em que vivemos das alturas, enquanto as cidades e rios vão passando lá embaixo - em pontinhos minúsculos - nos lembra do quanto somos pequenos, em relação à grandiosidade desse mundo. No quanto ainda temos a conhecer, a viver, a aprender e a crescer.
Conheci a cidade que seria (e por enquanto ainda é) a minha "casa" por seis meses: Covilhã, em Portugal.
E eu preciso dizer: adorei a cidade assim que fiz meu primeiro tour por aqui. É uma cidade pequena, mas muito bonita, com pinturas lindas espalhadas por várias paredes e muros dela. Quando você menos espera, encontra uma obra de arte embelezando um beco qualquer.
Depois de iniciado o período letivo, um dos eventos que mais marcou a minha vida acadêmica foi a Latada. Eu adorei cada momento que participei, desde a preparação do cartaz até o "desfile". Para quem aina não sabe o que é a Latada, fiz um post explicando tudo sobre o evento e como foi essa experiência. É só clicar aqui para acessar.
Também tive aulas em laboratórios de química - coisa que nunca imaginei ser possível no curso de moda - da disciplina laboratório da cor e enobrecimento. Nela desenvolvíamos soluções de corantes para tingimento, técnicas estamparia e os mais diversos acabamentos nos tecidos.

Em Novembro eu fiz a trilha na Serra da Gardunha, que se não me engano era algo em torno de 14 km. Depois dela todo mundo se reunia na cidade para fazer uma fogueira enorme, queimar as castanhas e passar o carvão no rosto das outras pessoas (é uma tradição deles, fazem isso todo ano), enquanto uma banda tocava músicas tradicionais portuguesas. Alguns até se arriscavam a pular a fogueira quando estava mais baixa.
Conheci a cidade de Porto, aqui em Portugal, que é simplesmente maravilhosa e, suspeito, uma das minhas favoritas.

E quando eu achava que já estava mais do que boa a experiência que estava tendo até então, descobri que iríamos no final do ano de Portugal até Barcelona, para pegar o navio lá. Foi uma visita breve à cidade, mas ainda assim conseguimos conhecer um pouquinho.
Embarquei pela primeira vez em um navio, a caminho da Itália.
Desembarquei na cidade de Savona, onde fomos super bem recebidos. As pessoas na Itália realmente se esforçavam para nos ajudar, nos deixar à vontade e se comunicar conosco. Isso, somado à beleza das cidades que conheci e à comida - principalmente a comida haha - me deixou com um aperto no coração quando fui embora, na primeira semana de Janeiro de 2017.

Depois de Savona, conhecemos, em um período de 10 dias, as cidades de: Gênova,
Pisa,

Lucca, onde passei o natal e a virada do ano,

Viareggio,

Florença,

e Veneza.
.
Se pudesse resumir 2016 em poucas frases, depois desse post enorme, diria que foi ano em que me descobri uma pessoa extremamente apegada, mas nunca percebi isso até estar em um ambiente completamente estranho, com poucas pessoas realmente conhecidas e ser preciso me readaptar. Me peguei sentindo uma saudade enorme da minha casa, do Brasil, da minha vida lá, de tudo o que era conhecido e ficou para trás. Mas também foi ano em que descobri que mudar é bom, mudar é essencial. E, além disso, do mesmo jeito que nos reserva experiências não tão boas, também nos reserva outras completamente incríveis.
E para vocês, como foi 2016? Como está sendo o início de 2017?
.
O post faz parte da blogagem coletiva do grupo Interative-se , cujo tema é "melhores momentos fotográficos de 2016".

Me apaixonei por esse post, de verdade!
ResponderExcluirVou me atentar esse ano em registrar tudo que acontecer de maravilhoso na minha vida pra ter todos esses momentos guardadinhos.
Sério, ficou incrível, adorei sua retrospectiva, as fotos, saber um pouco como foi o seu ano incrível de 2016... pq né?! kkkk
Muito sucesso pra você em 2017 e que seja mais incrível ainda!
Um beijo e sucesso
http://taticarvil.blogspot.com.br/
Ola!
ResponderExcluirNossa quanta coisa incrível!
E concordo com você com dedicação conseguimos o que desejamos! Amei ver que você aprendeu a costurar, eu também quero aprender um dia, sonho antigo!
Muito bacana seu intercambio, maravilhoso mesmo, tenho um amigo que foi pra Porto ano passado e amou também!
Super legal você ter tido a iniciativa e criado o blog, te desejo muito sucesso hoje e sempre!
Beijos!
Simplesmente incrível essas fotos! Um dos meus maiores sonhos é descobrir o que eu quero fazer da vida e investir em um intercâmbio para estudar isso do melhor jeito possível.
ResponderExcluirAh, amei o vestido ❤
Muito obrigada Tati! <3
ResponderExcluirTodo o sucesso em 2017 para você também, e que você vivencie experiências maravilhosas!
Beijão
Obrigada Amanda!
ResponderExcluirMuito sucesso para você também e que você consiga realizar todos os seus sonhos, incluindo costurar. Beijos <3
Oi Milena! Fico super feliz em saber que gostou. Muito obrigada! Que em 2017 você consiga realizar todos os seus sonhos. Beijos <3
ResponderExcluirAin, amei o post! Queria muito fazer intercâmbio também, haha! Pretendo fazer um post assim para 2018!
ResponderExcluirBjos, Blog Marinspira ♥
Que delícia que seu ano foi!
ResponderExcluirSeu vestido pode não ter ficado perfeito, mas ficou lindo!
Queria fazer intercâmbio também. Durante muito tempo tive essa vontade, mas depois de ter um probleminhas com meus rins vi que não tenho condições de ir pra outro país no momento. Espero poder fazer no mestrado, caso eu siga na área acadêmica.
Você visitou lugares lindos. Sou doida para conhecer a Itália.
Meu ano de 2016 não foi muito legal, sai de um emprego que não me sentia bem e ainda não consegui outro. Fiquei desmotivada com meu blog é perdi boa parte do meu público e para ajudar um ente da minha família ficou doente. Mas tenho esperança que 2017 será um ano incrível e que vários sonhos serão realizados.
ResponderExcluirBeijoss
Oi Paloma! Puxa, que pena que 2016 não foi um ano muito legal, mas lembre-se, todas as experiências negativas estão aí para provarmos que conseguimos superá-las e no final isso só vai nos deixar mais fortes. E eu espero, sinceramente, que 2017 seja um ano infinitamente melhor pra você, cheio de experiências maravilhosas e que você tenha muito sucesso com seu blog! Beijão.
ResponderExcluirOi Lívia, muito obrigada! Toda a sorte e sucesso do mundo pra você agora em 2017. E quando fizer o mestrado espero que consiga realizar o intercâmbio e conheça lugares incríveis! Beijos.
ResponderExcluirNossa, que bacana e quanta coisa. Amei a organização do post <3
ResponderExcluirJá comecei a gostar do seu post no início ♥ Você faz faculdade de moda, que amor! Amei as fotos do post, estão incríveis! Seu blog acabou de ir para os meus favoritos ♥
ResponderExcluirBjus :*
Oi Francine, muito obrigada! Fico super feliz que tenha gostado. Beijão <3
ResponderExcluirObrigada Rebeca <3
ResponderExcluirQue postagem maravilhosa, fiquei simplesmente apaixonada por todas as fotos
ResponderExcluirObrigada Sammy!
ResponderExcluirAdorei seu post!
ResponderExcluirSeu 2016 foi maravilhoso, vou procurar registrar meus momentos felizes e fazer uma retrospectiva também! (:
Amei seu blog <3
SOCORRO! Quantas fotos lindas ♥
ResponderExcluirAdorei todas, principalmente as das suas viagens.
Fazer intercâmbio me parece ser tão legal <3
Que fotos lindas e nem se fala nos lugares 💗💗 ️amei tudo, retrô perfeita 🌟 e que esse ano seja mais abençoado 🙌 let's go 2017 🌟
ResponderExcluirSempre arrasando né, todo sucesso do mundo pra ti!!! 🌸🌸❤
ResponderExcluirIsaa, sua linda! Muito obrigada, todo o sucesso pra ti também <3
ResponderExcluirQue ano ótimo! Adorei a sua retrospectiva. E a fotos estão demais!
ResponderExcluirObrigada Juliana! Beijos
ResponderExcluirObrigada Stephany! Um ótimo 2017 para você, beijos!
ResponderExcluirKim, parabéns por enfrentar o medo de frente e deixasse que ele lhe rendesse um vestido fofo! Nos EUA eles dizem: Do the things you fear the most and the death of fear is certain.
ResponderExcluirSucesso nos seus projetos!
Beijos
http://vivendolaforanoseua.blogspot.com/
Oi Gisley, muito obrigada!
ResponderExcluirAdorei essa frase! Vou até anotar pra não esquecer. Beijão